Segundo um levantamento prévio a partir da divulgação por parte do IBGE dos dados referentes ao Censo 2022, o Município de Pinhal figura na liderança entre os 43 municípios da Zona da Produção que mais tiveram aumento populacional nos últimos 12 anos. A população do Município de Pinhal (RS) chegou a 2.959 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 17,75% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A excelente notícia é comemorada pela atual Administração Municipal que vem investindo fortemente no incentivo a geração de emprego e renda nas áreas rural e urbana, visando alavancar o desenvolvimento econômico e social do Município. Para o prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro, Pinhal apresenta todas as condições para que as pessoas possam viver bem e com qualidade.
– Isso prova que as ações e os incentivos que fizemos pensando sempre no futuro, no crescimento do município, eles deram resultados. Esse crescimento é baseado na oferta de emprego, é baseado numa saúde de qualidade, em serviços públicos, em obras, agricultura de qualidade, porque o emprego não está só na cidade, as pessoas estão voltando a residir também no interior do nosso município. Buscamos também fortalecer o ensino de qualidade e todas aquelas ações que a gente tem feito, para que a gente pudesse ter a possibilidade de continuar fazendo os investimentos que são necessários para continuar alavancando o crescimento do nosso município –, disse Ribeiro.
O gestor ainda lembra que o aumento populacional é muito significativo pois chega muito próximo a marca percentual de 20%, sem levar em consideração a mão de obra que o Município importa de outros municípios com pessoas que se deslocam de localidades vizinhas para trabalhar em Pinhal, ou seja, em um cenário futuro ainda há espaço para mais crescimento populacional planejado.
No ranking dos 43 municípios da região da produção, Pinhal só não tem resultado superior a Trindade do Sul que alcançou um crescimento populacional de 30,57% muito em razão dos fortes investimentos do setor privado frigorifico como principal gerador de empregos. Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado do Rio Grande do Sul, a população é de 10.880.506, o que representa um aumento de 1,74% quando comparado ao Censo anterior. Ou seja, o Município apresentou um crescimento maior que o Estado e o País.
Rodeio Bonito tem o terceiro maior crescimento populacional na região
O Município de Rodeio Bonito está no top 3 entre os 43 municípios da Zona da Produção que mais tiveram aumento populacional nos últimos 12 anos. A população do município de Rodeio Bonito chegou a 6.654 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 15,86% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A excelente notícia é comemorada pela atual Administração Municipal do prefeito, Paulo Duarte e da vice-prefeita, Márcia Beatriz Vedana Duarte. Os gestores destacam que a municipalidade vem realizando um grande esforço para execução de obras históricas de infraestrutura, como por exemplo a abertura da rodovia perimetral, pavimentações asfálticas e calçamentos, além de investimentos em saúde e educação, visando melhorar a qualidade de vida da população.
O setor primário também recebe atenção especial com vários incentivos e programas voltados a produção rural e em 2022, pelo sexto ano consecutivo, o Município liderou o ranking estadual de produção de suínos, segundo levantamento divulgado pela ACSURS.
– É muito importante ver o crescimento do nosso município, e nós estamos muito felizes com essa notícia. A administração atual vem fazendo vários investimentos, especialmente na geração de emprego e renda, tanto no Distrito Industrial, como também no nosso comércio. Também investimos no nosso setor primário, na nossa agricultura, seja na suinocultura, na produção de leite, e que está dando resultados. Buscamos também melhorar a parte do atendimento na saúde, na educação, sempre visando melhorar a qualidade de vida das pessoas –, avalia Duarte.
No ranking dos 43 municípios da região da produção, Rodeio Bonito só não tem números superiores a Trindade do Sul, que alcançou um crescimento populacional de 30,57%, muito em razão dos fortes investimentos do setor privado frigorifico e Pinhal com 17,75%. Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado do Rio Grande do Sul, a população é de 10.880.506, o que representa um aumento de 1,74% quando comparado ao Censo anterior. Ou seja, o município apresentou um crescimento maior que o estado e o país.
O Censo é uma pesquisa realizada em média a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi realizada em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
Publicado por