Nesta terça-feira (11), as instabilidades se intensificam na metade Norte do estado, trazendo risco de temporais isolados entre o Noroeste, Norte e Nordeste gaúcho. Uma baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade favorecem o retorno das chuvas.
Durante a quarta-feira (12), as chuvas ganham força em todas as regiões, sendo persistentes e com forte intensidade. São esperados transtornos associados, como deslizamentos, queda de barreiras e enxurradas e condições para possíveis temporais acompanhados de queda de granizo. Ao longo deste dia, os ventos do Litoral ganham força, deixando assim o mar agitado e com risco de ressaca.
Temporais, chuvas volumosas e rajadas de vento intensas sobre o Rio Grande do Sul podem elevar o nível dos Rios Caí e Sinos, possibilitando inundação. Também podem acontecer enxurradas nos trechos de rio de cabeceira das bacias Caí, Sinos, Taquari, Ijuí, Apuaê-Inhandava, Gravataí, Tramandaí e Mampituba. Há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A Defesa Civil Estadual está monitorando juntamente com a Sala de Situação as condições climáticas e evolução será informado.
Publicado por