Erval Seco recebe a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria
A chegada do Fogo Simbólico foi prestigiada pelo representante da Liga de Defesa Nacional, Gilmar Sousa Chagas, Secretários Municipais e servidores da Administração Municipal.
Publicado em 24/08/2023 às 16:14
Atualizado em 24/08/2023 às 16:36
Capa Erval Seco recebe a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

O Município de Erval Seco recebeu na tarde de quinta-feira, 24, a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O fogo foi escoltado pela Brigada Militar e conduzido por integrantes do grupo de escoteiros Alabastro, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Mercilda Lutz Borella e escolinha de Futebol DR7 até a Praça do Imigrante, onde foi entregue ao prefeito municipal, Leonir Koche para o acendimento da centelha.

Neste ano é realizada a 86ª Corrida do Fogo Simbólico, que é levado a todos os Municípios Gaúchos pela Liga da Defesa Nacional (LDN). Em 2023 o tema nacional faz menção a Rui Barbosa, que foi um intelectual, político, advogado, jornalista, diplomata, orador e escritor brasileiro.

A chegada do Fogo Simbólico foi prestigiada pelo representante da Liga de Defesa Nacional, Gilmar Sousa Chagas, Secretários Municipais, presidente da Câmara de Vereadores, Volneia Balestrin, vereador Leuri Neumann e servidores da Administração Municipal.

A chama da pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Levada a ideia à LDN foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada que a chama deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

Publicado por

Foto Rádio Avenida
Rádio Avenida