Agricultura libera R$ 5 milhões para sementes forrageiras
Publicado em 25/03/2021 às 10:05
Atualizado em 25/03/2021 às 10:05
Os contratos de crédito que possibilitam a aquisição de sementes para as entidades participantes do Programa de Sementes Forrageiras – Edição 2021 começam a ser enviados a partir desta quarta-feira (24/3). Eles somam R$ 5 milhões e beneficiarão cerca de 11,5 mil famílias de agricultores familiares por meio de 90 entidades em todo o Rio Grande do Sul.
O Programa de Sementes Forrageiras – Edição 2021 teve seu início em dezembro de 2020, com a proposta do governo do Estado de antecipar o calendário de operacionalização do programa. Foram levantadas as demandas dos agricultores familiares e entidades representativas, elaborados os projetos técnicos e encaminhada a documentação. Os processos passaram por avaliação e resultaram agora na formalização dos contratos para utilização dos recursos.
Neste momento, com o recebimento do contrato para a formalização do crédito, os sindicatos, cooperativas e associações participantes do programa podem efetuar a compra das sementes de espécies forrageiras de inverno. Entre elas, azeve?m, aveia-preta, aveia-branca, trigo duplo propósito e ervilhaca, entre outras, ou espécies forrageiras de verão como capim suda?o, milheto, sorgo etc., conforme projeto técnico aprovado, para distribuição imediata junto aos agricultores.
O agricultor beneficiado pelo programa fará o pagamento do recurso somente em fevereiro de 2022, sem juros e com um desconto de 30% a título de bônus adimplência no contrato.
“Com essa ação, estão sendo beneficiados diretamente agricultores familiares e pecuaristas familiares que irão ampliar suas áreas de formação de pastagens destinadas à alimentação animal. A atuação do programa também auxilia na minimização dos impactos causados pela estiagem junto ao setor produtivo primário”, destaca o coordenador do programa, Jonas Wesz. De acordo com ele, o objetivo principal é a melhoria das cadeias produtivas da bovinocultura de leite e corte na agricultura familiar do Rio Grande do Sul.*Com informações da Secom RS
Publicado por
Rádio Avenida
radioavenidafm@radioavenidafm.com.br
Últimas notícias