Região unida pelo desenvolvimento do turismo
Publicado em 30/06/2022 às 10:49
Atualizado em 30/06/2022 às 10:49
A primeira fase de estudos do projeto de Estruturação do Turismo da Rota Águas e Pedras foi apresentada nesta quarta-feira, 29, em Seberi. Além do diagnóstico inicial, o encontro, que ocorreu no Felicitá Centro de Eventos, também marcou a assinatura do início da segunda fase da iniciativa articulada pelo Sebrae RS, em parceria Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, a ser desenvolvido a partir deste segundo semestre.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento do turismo regional de 20 municípios da região norte do Estado. São eles: Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cerro Grande, Cristal do Sul, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.Como funcionaO programa de Estruturação do Turismo da Região Águas e Pedras apresenta uma visão integrada para o desenvolvimento do turismo para os 20 municípios envolvidos, com uma proposta de posicionamento chamada “Águas e Pedras, Terra de Boas Energias”, focado em quatro pilares: Espiritual, Bem-estar, Ecoturismo e Natureza, e Vida Tranquila – todos dialogando com as referências regionais.
De acordo com a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, o projeto também apresenta questões importantes para sua viabilização como comunicação, melhorias e apresentação das cidades, tópicos que vão desenvolver o turismo em curto, médio e longo prazo. “Com esse projeto estratégico temos material para trabalhar na qualificação dos negócios, na atração de novos investimos e na orientação da política pública de cada município, já que a segunda etapa vai trabalhar justamente a questão do Plano Municipal de Turismo de cada uma dessas cidades”, destaca.
[gallery columns="4" link="file" ids="9878,9879,9880,9881"]Sobre o projetoCom início em 2021, a primeira fase do projeto começou pelo Radar Turístico, que avaliou o potencial de cada município, permitindo que fossem conhecidos pontos fortes, oportunidades e identificação de gargalos para o desenvolvimento do setor em cada uma das cidades, possibilitando a avaliação das complementações entre os municípios para criar um polo regional de turismo. Todo esse conhecimento foi construído através da busca de referências da equipe da Unisinos – que auxiliou no processo através do seu Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM). Além disso, foram realizados dois workshops junto à comunidade, que contou com mais de 100 pessoas. Tais procedimentos geraram materiais para a construção do método já aplicado pelo Sebrae RS em outras regiões do Estado.
A segunda fase do programa será de implementação do projeto regional nos municípios, através da construção dos Planos Municipais de Turismo e consultorias de apoio, além do fortalecimento da governança regional, com o objetivo de colaboração entre as cidades para um desenvolvimento turístico de toda a região.*Com informações do Sebrae RS
Vídeo
https://fb.watch/dZoHb0OYv4/Publicado por
Rádio Avenida
radioavenidafm@radioavenidafm.com.br
Últimas notícias