Dois Irmãos das Missões obtém a segunda melhor nota do estado no Índice Municipal da Educação
O resultado é referente as avaliações de Português e Matemática aplicadas nas turmas de 2°, 5°e 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, em outubro de 2022.
Publicado em 08/09/2023 às 11:32
Capa Dois Irmãos das Missões obtém a segunda melhor nota do estado no Índice Municipal da Educação

O governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (5/9), o resultado do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS. O resultado destaca o município de Dois Irmãos das Missões que obteve o segundo melhor resultado no estado do Rio Grande do Sul com a avaliação de 80,79, atrás apenas de Vespasiano Corrêa.

A Administração Municipal de Dois Irmãos das Missões avalia como positivo, visto os investimentos feitos na área da educação. Como do trabalho pedagógico de qualidade desenvolvida no cotidiano das escolas, pelos professores, direção e coordenação pedagógica. Partindo também do investimento do município na formação continuada de professores, valorização do magistério - piso salarial, hora atividade e disponibilidade de material didático.

O resultado é referente as avaliações de Português e Matemática aplicadas nas turmas de 2°, 5°e 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, em outubro de 2022.

Essa avaliação foi instituída pelo Decreto Estadual n* 56.679/2022, com objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes e a partir dos resultados estabelecer o Imers para compor o indicador da Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação – PRE, o qual significa valores que município estará recebendo.

O marcador– construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022– apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

Em um índice medido de 0 a 100, o melhor resultado na média dos 497 municípios foi atingido na etapa de Alfabetização (58,51), seguido dos anos iniciais (50,48) e dos anos finais do Ensino Fundamental (44,99). A média dos municípios no índice geral do Imers ficou em 57,19.

Publicado por

Foto Rádio Avenida
Rádio Avenida
Fotos