Moradores de diversas localidades do centro e arredores de Erval Seco estão relatando nas redes sociais problemas com a água fornecida pela Corsan, que estaria chegando às torneiras com cheiro, gosto e cor diferentes. A situação tem gerado preocupação e levado a comunidade a buscar respostas e soluções imediatas.
Segundo os relatos, a água apresenta essas condições no momento em que sai das torneiras. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Erval Seco afirmou que já comunicou a Vigilância Sanitária e que medidas estão sendo tomadas para identificar e resolver a situação.
A Secretaria de Saúde de Erval Seco informou que a vigilância acionou o responsável pela inspeção sanitária da Secretaria de Saúde do estado do RS, que realizou coleta para análise na estação de tratamento ETA e verificou o local de captação da água. O inspetor constatou que o problema pode ser decorrente da chuva, que causou um excesso de cloro na água tratada pela Corsan, mas afirmou que a água está sendo tratada adequadamente e pode ser consumida.
Em comunicado à Rádio Avenida, a Corsan esclareceu que o tratamento da água segue os mais rigorosos padrões de eficiência e qualidade, conforme exigido pelos órgãos de controle do saneamento. A Companhia realiza mais de 500 testes diários em cada unidade de tratamento, utilizando equipamentos de última geração.
"A Corsan possui competência técnica reconhecida pelo Inmetro ISO 17.025, o que garante a qualidade da água distribuída. Somente depois de passar por todas as etapas de exames minuciosos é que ela segue aos reservatórios, de onde é enviada aos imóveis para consumo", informou a Corsan.
A Companhia orienta os clientes a entrarem em contato caso observem mudanças na coloração da água, para que sejam tomadas as medidas necessárias. "Alterações eventuais podem ocorrer quando as redes voltam a funcionar depois de interrupções de abastecimento para manutenções, por exemplo. Nesses casos, é possível que haja desprendimento de partículas que interferem na coloração da água, e a correção é feita com a execução de expurgo na rede."
O contato com a Companhia pode ser feito pelo aplicativo Corsan, pelo site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), por ligações gratuitas pelo telefone 0800.646.6444 ou pelo WhatsApp (51) 99704-6644.
Publicado por