Administração de Coronel Bicaco realizou reunião sobre construções de novos aviários da Mais Frango
O frigorífico está abatendo aproximadamente 90 mil frangos por dia, no entanto, a capacidade é de 210 mil aves diárias.
Publicado em 18/07/2025 às 10:05
Atualizado em 18/07/2025 às 10:11
Capa Administração de Coronel Bicaco realizou reunião sobre construções de novos aviários da Mais Frango

Com o objetivo de atrair novos empreendedores, a Administração Municipal de Coronel Bicaco realizou, na tarde de quarta-feira, 16, uma reunião técnica sobre avicultura. O público que acompanhou as explanações era composto por autoridades do Executivo e do Legislativo, representantes de instituições, produtores rurais e interessados.

A ideia de ampliar os conhecimentos relacionados à atividade produtiva para potenciais empreendedores de Coronel Bicaco foi amadurecida na visita do prefeito Arleu Valadar Machado à sede da Mais Frango em Miraguaí.

Na abertura da reunião, o chefe do Poder Executivo ressaltou a intenção de fornecer informações mais detalhadas e fomentar a avicultura no Município — A instalação de aviários é uma alternativa para diversificar a propriedade rural e pode ser fundamental na sucessão familiar — ponderou.

O secretário municipal de Agricultura, José Nilton Sallet, afirmou que o poder público local vem apoiando e auxiliando os empreendedores. Ele reiterou que o Município é essencialmente agrícola e que a produção de frangos se tornou uma excelente opção de diversificação para os produtores rurais.

Incumbido de explicar e esclarecer os principais aspectos da avicultura, o supervisor de Expansão da Mais Frango, Aquiles Gaviraghi, iniciou salientando que a atividade avícola agrega valor à propriedade rural e gera diversos postos de trabalho. Segundo ele, a decisão de instalar um ou mais aviários é uma iniciativa ambiciosa e que envolve volume considerável de recursos financeiros. Entretanto, disse que o negócio é rentável e que a lucratividade aumenta quando há uma boa gestão por parte do proprietário.

Através de gráficos e tabelas, Aquiles Gaviraghi mostrou a evolução dos preços pagos pela empresa sediada em Miraguaí por ave entregue, trazendo números do período a partir de 2015.

Durante a reunião, também foi apresentada uma lista de detalhes e exigências para a construção civil de um aviário. Neste contexto, foram listados alguns equipamentos imprescindíveis para o bem-estar e desenvolvimento das aves.

Na sequência, o secretário municipal da Fazenda, Fernando Knop, e o agente administrativo, José Adelar Milczarek, destacaram os incentivos municipais estabelecidos pela Lei nº 4.849/2022 – dando ênfase ao fomento que prevê o retorno de 50% do ICMS gerado pelo empreendimento ao investidor, o qual pode chegar até a metade do montante investido em um prazo de até 15 anos. Além disso, falaram das etapas de tramitação e apreciação de projetos de novos negócios, que devem ser precedidos de um edital de chamamento aos investidores.

 

Capacidade da Mais Frango:

Na ocasião, Aquiles Gaviraghi relatou determinados dados sobre a empresa localizada às margens da ERS-330 em Miraguaí.

Atualmente, há 108 produtores conveniados e 280 empreendimentos fornecendo matéria-prima. O frigorífico está abatendo aproximadamente 90 mil frangos por dia, no entanto, a capacidade é de 210 mil aves diárias.

O supervisor de Expansão, por meio de imagens, exibiu os investimentos e modificações efetuadas na planta da Mais Frango após o incêndio ocorrido em 17 de dezembro de 2023 — É um frigorífico moderno, tudo automatizado — acrescentou.

 

Vagas de emprego:

No momento, a empresa está analisando currículos visando a contratação imediata de mais de 100 funcionários. Conforme Aquiles Gaviraghi, recentemente houve reajuste salarial e a inclusão de uma cesta básica para cada colaborador, além da implementação de outros benefícios.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal

Publicado por

Foto Marcia Bauer
Marcia Bauer