O prefeito Jurandir da Silva assinou, na manhã da terça-feira (24 de janeiro), o decreto nº 015/2023 que declara situação de emergência em áreas de Coronel Bicaco afetadas pela estiagem.
O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito Arleu Valadar, que é o coordenador da Defesa Civil Municipal; e o secretário executivo do órgão, Leomar Birkan; além dos secretários municipais da Agricultura, Amadeus Vieira; e da Assistência Social, Marlei Almeida; o engenheiro agrônomo da Emater-Ascar, Diego Rebelatto; e o coordenador do Departamento de Fomento à Agricultura, Cleiton Carneiro.
Laudo técnico elaborado pela Emater-Ascar aponta que os prejuízos decorrentes das baixas precipitações pluviométricas alcançam R$ 85.761.393,98 em Coronel Bicaco.
Conforme o documento, as perdas abrangem mais intensamente a pecuária leiteira, a cultura do milho silagem e as lavouras de milho e de soja. Somente nas áreas semeadas com os grãos típicos de verão, as estimativas de prejuízos ultrapassam R$ 78 milhões.
A estiagem comprometeu cerca de 70% das plantações de milho, tornando, em alguns casos, inviável a colheita, seja para silagem ou grão. Nas lavouras de soja, é constatada a morte de plantas em fase inicial e os danos causados pela falta de chuva atingem 13%.
O prefeito Jurandir da Silva manifestou preocupação com a disponibilidade de água potável para as famílias assoladas pela seca. Ele incentivou a construção de redes de abastecimento e o enchimento dos reservatórios a cada dois ou três dias. Em relação ao decreto de situação de emergência, o prefeito disse que o objetivo é auxiliar os moradores afetados pela estiagem.
O secretário municipal da Agricultura, Amadeus Vieira, revelou que muitos produtores rurais já solicitaram o seguro agrícola. Segundo ele, os efeitos do período prolongado sem chuvas são extremamente fortes, pois houve redução significativa na vazão de água das vertentes.
Desde o começo de dezembro do ano passado, a Administração Municipal está fornecendo água potável para moradores do meio rural e para dessedentação animal. O transporte é realizado com caminhão pipa especial e atende aos pedidos das famílias.
Em virtude da estiagem, o município investe em redes de abastecimento. Recentemente, foram concluídos 1.200 metros de tubulação na localidade de Campo Santo. Este investimento ainda contemplará outras comunidades.
Ademais, são executados frequentemente diversos trabalhos de manutenção nas redes de abastecimento e nos poços artesianos.
Publicado por