Município de Redentora define estratégias para o enfrentamento da doença
Publicado em 05/02/2025 às 15:40
Capa Município de Redentora define estratégias para o enfrentamento da doença

Na terça feira, dia 04 de fevereiro nas dependências da secretaria municipal de saúde ocorreu uma importante reunião com o COE dengue (Comitê de Operações Especias) com integrantes de todas as secretarias e demais segmentos da comunidade a fim de elaborar estratégias para o enfrentamento da doença e expor o que já foi realizado pelas equipes.

Desde novembro do ano passado a equipe da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Obras vem realizando um trabalho voltado para a conscientização e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, aedes aegypti.

Já foram realizados mutirões de limpeza em todos os bairros da cidade, comunidades do interior e reserva indígena, onde a equipe de agentes de saúde, endemias e equipe indígena iniciaram com a vistoria nas residências e orientações sobre o descarte correto dos possíveis criadouros e posteriormente a equipe do setor de obras fez o recolhimento e continua realizando semanalmente nos locais onde há maior acúmulo.

A equipe da vigilância epidemiológica do município iniciou ainda no final do ano de 2024 a aplicação do BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar) que consiste na aplicação de inseticida residual em partes das paredes internas de imóveis. Inicialmente a aplicação se deu nos prédios públicos, escolas e locais de maior circulação de pessoas, a partir de então nos domicílios também está sendo aplicado.

Como funciona o BRI:

O inseticida é aplicado em superfícies onde os mosquitos costumam pousar;

O inseticida cria uma barreira química que elimina os mosquitos que entram em contato com as áreas tratadas;

A BRI também pode promover repelência dos mosquitos, evitando que eles permaneçam no interior do imóvel;

OUTRAS AÇÕES REALIZADAS PELA VIGILÂNCIA:

- realização do lira/ lia (  Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti e Levantamento de Índice Amostral ) é um método que permite identificar a distribuição do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a Chikungunya e o Zika.

- visitação diária aos domicílios identificando possíveis criadouros e orientando moradores.

Os casos de dengue iniciaram em meados de janeiro no setor indígena da estiva, atualmente já contamos com 15 casos confirmados da doença.

Medidas Adotadas:

- Aplicação de Cielo. O Cielo-ULV é um inseticida de pronto uso que é aplicado para eliminar o mosquito Aedes aegypti. É utilizado em ambientes externos. Realizado no entorno da residência dos infectados pelo vírus da dengue.

- Novo mutirão de limpeza neste setor, visto o grande acumulado de lixo no entorno das residências

- Instalação de novas lixeiras no setor da estiva e posteriormente nos demais setores

-Conscientização da população quanto ao descarte correto do lixo.

 

Com apoio do setor de fiscalização a equipe da vigilância realizou um levantamento de todos os terrenos baldios da cidade e estará realizando a notificação aos proprietários para que realizarem o manejo de limpeza destes locais, que podem se tornar depósitos de recipientes criadouros do mosquito, bem como a proliferação de animais peçonhentos que causam risco a saúde humana. O não cumprimento acarretará em aplicação de multa conforme a Lei Municipal nº 2.407/2018.

Salientamos para a população que deseja informar sobre algum ponto de acúmulo de lixo, pneu, caixa d`água sem a devida proteção, terreno baldio com acumulo de lixo ou sem manejo de limpeza pode ligar para o Telefone (55) 9 9926-0709 que a equipe responsável tomara as devidas providências.

 

O controle da dengue é responsabilidade da população, pois é possível evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Para combater a dengue, a população pode:

 

-Evitar água parada em caixas d'água, tonéis, barris, cisternas, reservatórios e lixeiras.

-Manter os recipientes bem fechados.

-Limpar calhas e lajes.

-Colocar areia nos pratinhos de vasos.

-Abrigar pneus e outros objetos que possam acumular água.

-Não jogar lixo em terrenos baldios.

-Manter o lixo tampado e seco até a coleta.

-Separar itens que possam acumular água, como copos, tampas de garrafas, latas e embalagens plásticas.

-Manter a água da piscina tratada com cloro.

-Recolher o lixo e detritos em volta das casas.

-Chamar a limpeza urbana quando necessário.

Publicado por

Foto Maicon Ferreira
Maicon Ferreira
Fotos