
No dia 12 de março, quarta-feira, ocorreu o 3º Seminário Regional do Artesanato na cidade de Três Passos. O evento, realizado no auditório da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (CACIS), reuniu artesãos, especialistas e entusiastas do setor para um dia de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da atividade artesanal na região.
A abertura do evento foi conduzida pela Coordenadora Regional de Desenvolvimento Social, Etiane da Roza Souza Moellmann, que apresentou uma palestra sobre o Programa Gaúcho de Artesanato. Durante sua fala, destacou a relevância do programa para os artesãos locais, abordando as diferenças entre artesanato e trabalhos manuais, além dos benefícios proporcionados pela iniciativa.
Dando continuidade à programação, foi realizado o painel "Artesanato movimenta economia, conecta pessoas e expressa relevância sociocultural na região", mediado por Isabel Vanessa Robaert de Souza, Extensionista Rural Social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí. O painel contou com a participação de renomadas especialistas: Elinir Maria Didoné, da Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Ijuí e representante da Associação de Artesãos de Ijuí (ADAI); e Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, Analista de Planejamento da Itec-Sol – Incubadora Social e Ambiental da Unijuí.
Durante o painel, os participantes compartilharam suas experiências sobre a importância do artesanato para a economia local, a geração de renda e empregabilidade, a valorização da cultura regional e os impactos positivos da atividade artesanal na saúde mental dos artesãos.
Representando Redentora, a extensionista social da Emater, Sra. Patrícia de Moura, esteve presente acompanhada das oficineiras do CRAS Sagrada Família, Maristela Fátima Maçalai e Rovena Callioni da Silva. O grupo teve a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos nas oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sagrada Família, demonstrando a qualidade e diversidade do artesanato local.
A artesã indígena Adriana Yva Borges também participou do evento, levando a cultura e tradição de seu povo por meio da exposição de artesanato indígena. Sua presença enriqueceu ainda mais o evento, proporcionando um olhar especial sobre a identidade e o valor do artesanato indígena na região.
Além das palestras e debates, os participantes realizaram uma visita técnica ao Recanto Artesanal, localizado na Avenida Ijuí, no Bairro Pindorama. A visita foi mediada pela curadora Adenise Götz, da "Lojas Adenise", que apresentou a importância dos espaços de comercialização para o fortalecimento e sustentabilidade da atividade artesanal.
O evento se consolidou como uma excelente oportunidade de capacitação e troca de experiências entre os profissionais do setor, fortalecendo o artesanato como uma atividade econômica e cultural relevante na região.
Publicado por
